segunda-feira, 30 de junho de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO: CADERNO I - TÓPICO 2

Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

Para isso, a sugestão é que escolha UMA turma de Ensino Médio em que você atua. Essa turma poderá ser utilizada para a aplicação das demais atividades dos próximos Cadernos.


16 comentários:

  1. Caros professores, ao postarem seu Comentário com o Diagnóstico ou Perfil da(s) Turma(s) escolhida(s) recomendo que descreva brevemente como você realizou a pesquisa.
    Essa informação irá compor o panorama geral dos processos de pesquisa utilizados por vocês em nosso texto final.
    Obrigado!

    Pedagogo Alex - Orientador de Estudos - Turma 1

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  2. O levantamento de dados foi realizado no terceiro ano , turma D,ensino médio, período manhã, com trinta e dois participantes, no Colégio Estadual do Paraná.
    Os estudantes encontram-se entre a faixa etária de 16 a 18 anos, todos solteiros, metade habitam em Curitiba e a outra nos municípios de Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Araucaria, São José dos Pinhais, Quatro barras, Colombo.
    Dos que moram no municìpio de Curitiba, habitam na periferia. Quase todos se utilizam do transporte coletivo. Poucos trabalham ou são estagiários, a maioria são sustentados pelos seus responsáveis. A renda familiar observada compreende entre dois a cinco salários mínimos. Todos tem em seu domicílio um aparelho eletrônico e quase todos possuem mais de uma televisão. A escolaridade dos pais em média é entre ensino médio e ensino superior completo, variando com ensino médio incompleto. Poucos chegam a especialização. as profissões escolhidas dos estudantes são muito variadas, não determinam nenhuma preferida do grupo analisado. A média de livros lidos por ano é de dois a cinco. Na somatória calculada quase todos integralmente estudaram em escola pública . É necessaŕio relatar que anterior a pesquisa foi explicado resumidamente o que significa o Pacto do Ensino Médio e suas intenções. Isto posto, com a intenção de contextualizar os estudantes participantes desta etapa do processo. Alguns demonstraram entusiasmo, mesmo cientes de que não utilizarão diretamente o formato proposto por esta demanda. No entanto,considerando seus descendentes e a sociedade atual e futura pareceu lhes interessante.

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  3. Realizamos um levantamento em forma de questionário com as turmas 1P e 1Q no qual pudemos constatar a predominância de brancos, com faixa etária entre 14 e 16 anos, turmas mistas bastante equilibradas quanto ao gênero (F e M), renda familiar, em sua maioria, entre dois a cinco salários mínimos, residindo em Curitiba ou região metropolitana. Afirmam ter pouco acesso a livros, cursos, jornais e sua rotina de estudo em casa se resumem como menos de 1h/dia. Praticamente 100% dos pesquisados não trabalham e são sustentados por seus familiares.
    Cristine Christofis de Amorim e Daniele Franco (Arte)








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  4. Foi realizado uma pesquisa com uma turma do turno da tarde ( 1D ). Foi constatado que predominam as meninas em sala de aula, que a maior parte dos alunos(as) da turma residem em Curitiba e somente pouco mais que 20 por cento da turma reside na R.M.C de Curitiba,a maior parte da turma tem renda de 2 a 5 salários mínimos, a maior parte dos pais e mães tem o ensino médio completo e quase 40 por cento dos pais e mães da turma tem curso superior completo. A grande parte dos alunos (as) respondeu que a mãe sustenta a família e somente três alunos respondeu que o pai e a mãe sustentam a família. Na maior parte da turma foi verificado que o ensino fundamental foi realizado por completo na escola pública, Nenhum aluno(a) recebe bolsa família e somente um aluno (a) respondeu que já recebeu a bolsa mas hoje não recebe mais. Na turma pesquisada de 22 alunos somente dois respondeu que não lê nenhum livro por ano. Daniel José Gonçalves Pinto- Geografia

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  5. A pesquisa socioeconômica e cultural foi realizada no Colégio Estadual do Paraná, no terceiro ano, turma A, do período noturno, com 18 estudantes/participantes. A faixa etária dos estudantes está entre 16 e 19 anos de idade e todos são solteiros. Dentre os 18 participantes, 12 moram em Curitiba e 6 na região metropolitana (Colombo, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré e Campina Grande do Sul). Aqueles que moram em Curitiba, em maioria em bairros periféricos e aqueles das regiões metropolitanas utilizam o transporte coletivo como meio de locomoção. Seis (6) deles só estudam, enquanto doze (12) trabalham e estudam, sendo empregados assalariados e/ou estagiários remunerados. A renda familiar está entre 2 e 5 salários mínimos, em que pai e mãe são responsáveis pelas finanças. A maioria deles informar que a família possui plano de saúde e alguns aparelhos eletrônicos em em suas casas, sendo que em maior número está o telefone celular. Apenas 5 dos participantes já estudaram ou estudam inglês. Quanto ao grau de estudos dos pais, a maioria informou que pai e mãe tem ensino médio completo, apenas alguns tem ensino superior e menos ainda alguma especialização. A maioria dos participantes tem estudado em escola pública e dedica menos de 1 hora/dia ao estudo fora de sala de aula; enquanto 2 dentre eles dedicam 5 horas/dia aos estudos. Quanto à faculdade que pretendem cursar, há uma variação interessante: engenharia, belas artes, psicologia, terapia ocupacional, letras, marketing, gastronomia, história, geografia, artes cênicas, aeronáutica, educação física, estética e tecnologia, direito. Nenhum deles participa de trabalho voluntário ou serviço assistencial ou ajuda financeira a qualquer entidade.

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  6. ... continuação...
    O acesso a informações é feito via Internet, rádio, televisão, livros diariamente; em jornais e revistas raramente. Quanto ao número de livros lidos ao ano, há a seguinte variação: nenhum (3 participantes), 1 livro (4 participantes), 5 a 10 livros (6 participantes), mais de 20 livros (5 participantes). A frequência a cinemas, teatros, museus, shows, concertos, estádio, shoppings, bares e danceterias é pequena, apenas 1 vez/ano para a maioria dos participantes.
    Dentre os 18 participantes, declararam-se brancos (12), negro (1) e pardos (5). Com relação à presença de preconceito na sociedade atual brasileira, declararam o seguinte: não há (7), contra negros (4), contra afrodescendentes (7), contra nordestinos (3), contra índios (3), contra brancos (1), e que o preconceito étnico no Brasil ainda é forte e prevalente (7), é forte e diminuindo (9), enquanto 2 deles informaram que não há preconceito. A respeito dos programas de cotas do governo para ingresso nas faculdades 9 participantes concordam, 2 participantes discordam e 7 participantes não tem opinião formada ou são indiferentes. Com relação à política, 12 participantes consideram importante saber e discutir as questões políticas, enquanto 6 participantes não têm interesse.

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  7. O questionário sócio econômico foi aplicado nas turmas do CURCEP, no período da tarde. A pesquisa foi feita com 42 alunos, sendo a maioria mulheres (71,43%). A grande parte dos estudantes moram em Curitiba (64,29%) e os outros 35,71%, moram na região metropolitana de Curitiba. Grande parte dos estudantes estudaram algum outro idioma fora da grade curricular (59,52%). O grau de instrução do pai é ensino médio completo com (35,71%) e 26,20% possuem ensino superior completo. Já a mãe dos estudantes, 40,48% possuem ensino médio completo, seguido de 19,05% de ensino superior completo e ensino médio incompleto, ambos com 19,05%.
    No que se refere as horas de estudo, nossos estudantes dedicam menos de uma hora de estudo em casa (47,62%) e apenas 4,76% dedicam quatro horas de estudo diário em suas residências.
    9,52% dos estudantes não sabem para qual curso irão prestar vestibular. 42,86% leem de 2 a 5 livros por ano e apenas 2,38% dos estudantes pesquisados não leem nenhum livro no ano. A grande maioria (69,05%) dos estudantes concluíram o ensino fundamental integralmente em escola pública, e apenas 14,29% concluíram o ensino fundamental em escola particular.
    Em relação ao sistema de cotas para afro-descendentes e indígenas na universidades, 23,81% discordam totalmente, 26,19% concordam em partes, 11,9% concordam totalmente; 4,76% são indiferentes, 28,57% discordam em partes e 4,76% não souberam opinar.

    Denise Adriane Regis - Matemática.

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    1. Poucas horas de estudo... e um desafio como o vestibular pela frente...

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  8. Solicitei a três turmas do primeiro ano que respondessem ao questionário, em um prazo de dois dias, mas pretendo explorá-lo com outras turmas nas quais leciono pois adorei ler as respostas. De maneira geral, 20 alunos responderam ao questionário que foi realizado de forma on line, através do Google Docs. Considerando esta amostragem, os aspectos que achei interessante são:
    Curiosidade: 75% das respostas partiram da turma que considero mais agitada.
    Quanto a vida familiar: 60% dos alunos moram com pai e mãe, 25% com a mãe, 5% com pai e 10% com outros. 25% dos pais dos alunos tem ensino superior, 55% completaram ensino médio, 5% tem pós médio, 10% fundamental completo, 5% cursou até 4ª série (5º ano) e 0% são analfabetos ou tem especializações. 15% das mães tem especializações, 30% tem ensino superior, 45% completaram ensino médio, 5% tem pós médio, 5% fundamental completo e 0% cursou até 4ª série (5º ano) ou são analfabetas.
    Quanto a vida pessoal: 95% dos alunos vem de ônibus. 55% não fazem outras atividades extracurriculares (25% praticam esportes, 10% artes e 10% idiomas). 34% se mantem informados através de sites e 24% com a TV (20% através de colegas e 20% através de professores). 100% Tem acesso a TV, telefone e internet em casa, mas só 75% ainda tem rádio. 40% dos alunos dizem que passam mais que 3h assistindo tv, vídeos não instrucionais, 15% passa 2h. 45% dos alunos passam mais que 3h em redes sociais e 40% ficam por 2 horas. Um aluno (5%) relatou que não lê livros (20% lê mais que 8 livros por ano, 40% lê entre 4 – 6 livros, 35% de 1-3 livros). 60% dizem que não se interessam por política (25% discute sobre o assunto e apenas 5% diz que procura se manter informado sobre o assunto).
    Quanto a escola: 90% vieram de escolas públicas. 58% dos alunos assinalaram que se matricularem no CEP devido ao nível se ensino, seguidos de 13% por interesse ao estudo das artes, 10% para idiomas, 10% outros, 6% devido ao esporte. 25% dos alunos avaliam o CEP com nota dez, 55% avaliam com nota superior a oito e 20% como nota 6 a 8. 40% dos alunos avaliam seus professores de modo geral com nota 8, 30% com 6 ou 7, 20% com nota 5 e 10% com 9 ou 10. Já a participação dos colegas é bem distribuída entre zero e dez, mas a maioria das respostas (30%) é com nota 7,0.
    Quanto as suas atribuições: 5% (1 aluno), apenas estuda e trabalha – e com familiares. 65% dos alunos utiliza até 1h diária com tarefas de casa, 25% utiliza até duas horas neste tipo de afazer e 10% dos alunos dizem que não fazem tarefas de casa. 25% dos alunos garantem que não fazem tarefas domiciliares em sala, 40% dizem que as vezes fazem e 35% faz com certa frequência ou sempre. 60% dos alunos não estudam de maneira autônoma, ou seja, sem o professor solicitar trabalhos ou tarefas e 30% estuda até 1h autonomamente.
    Como melhorar o ensino (pelo menos na disciplina de química)? Eles responderam várias vezes: Listas de exercícios como revisão, explorar mais vídeos e multimídias, dar mais trabalhos coletivos, mais aulas práticas, explicar os exercícios que envia para casa. Uma única vez apareceu: maior controle da turma, explicar mais devagar, dar mais tempo para realizar as atividades, aumentar a nota dos exercícios.
    Futuro: Apenas três alunos ainda não tem ideia do que querem fazer após ensino médio. Um diz que gostaria de ficar 4 meses sem estudar. Os demais, apontaram carreiras que necessitam do ensino superior – e temos um futuro professor de inglês e outro de educação física.
    Quando questionados sobre aspectos relevantes: família, amigos, religião, CEP, disciplinas que gostam e que não gostam, coisas que gostam de fazer (desde tocar piano, ler, até viajar), coisas que não gostam (desde esporte até preconceito e discriminação) e sonhos (faculdade, viagens, filhos) são os pensamento que acabam dominando as respostas dos alunos.

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  9. Realizei a pesquisa com a turma 1I, do turno vespertino. Como o questionário foi aplicado após a festa realizada pelo Grêmio estudantil, apenas 19 (de 30) estudantes participaram, sem 12 meninas e 7 meninos.
    A grande maioria afirmou morar com os pais, ter irmãos e ter domicilio em Curitiba. Esse último fato me chamou a atenção, pois em conversas com outras turmas, é sempre muito comum vários estudantes serem oriundos dos municípios que rodeiam a capital. Talvez seja uma particularidade dessa turma ou até mesmo o resultado pode estar mascarado pelo número de ausências. Dos que responderam, a maior parte declarou ter renda familiar média de 5 salários mínimos, ocorrendo respostas de 1 a 2 salários, o que sugere famílias mais humildes que, provavelmente, passam pelas dificuldades comuns enfrentadas por que se enquadra nessa faixa. Por outro lado, também houve respostas que indicavam renda superior a 10 salários mínimos, um valor compatível com o de muitas famílias que fazem a opção pelo ensino privado, talvez mostrando que a nossa escola ainda represente um referencial.
    Sobre a formação escolar dos pais, prevaleceram aqueles com o Ensino Médio completo, tendo moderada frequência respostas que apontavam para pais que possuíam somente o Ensino Fundamental ou om Ensino Superior. Creio que nos próximos anos (talvez 10), a frequência de pais com nível superior aumentará consideravelmente devido ao grande número de faculdades (principalmente particulares) que entraram em funcionamento recentemente e ao fato de muitas pessoas em idade adulta terem retornado às escolas.
    Com relação ao hábito de leitura, um grande percentual disse ler até 5 livros ao ano. Porém, não os consideram como meio de informação, e sim, entretenimento. A base de sua informação se dá pela internet e TV, sendo raríssimos aqueles que tem contato com jornais e revistas, o que, provavelmente, deva - se a atual era digital. Interessante destacar, também, que quando o assunto é lazer, quase ninguém lembrou de teatros e museus, ao contrário da prática de esportes, parques, shoppings e cinemas. Acredito que isto esteja relacionado mais com uma questão cultural do que financeira.
    Quando questionados sobre qualquer tipo de preconceito, seja de ordem étnica, cultural ou sexual, o panorama mostrou adolescentes que acreditam viver em um país aonde a discriminação ainda vigora e que, por algum tempo, ainda permanecerá. Fato (triste) que demonstra isso é que das 12 meninas que responderam ao questionário, 6 disseram já ter sido vítimas de algum tipo de preconceito por serem mulheres.
    Por fim, quando indagados sobre aquilo que julgam necessário para se ter um Ensino Médio de qualidade, foram citadas questões de ordem estrutural (suporte tecnológico e materiais), questões que dizem respeito à formação, preparação e remuneração dos professores(acho que era filho(a) de professor,rsrsr), dos objetivos traçados pela escola(formação para o mercado de trabalho, vestibular, ENEM). Mas a resposta que mais chamou a atenção foi: O ENSINO MÉDIO DEVE SER ABRANGENTE E ATUAL. Abrangente, creio que sejamos, mas atual..........?
    Albano - Física

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  10. O meu diagnóstico foi realizado com alunos do 3º Ano B - Tarde com 20
    alunos que responderam o questionário proposto pela Prof. Denise.

    Os alunos corresponde a idade prevista (15 a 17 anos). A grande maioria destes alunos são da região metropolitana de Curitiba (Colombo, Almirante Tamandaré, Pinhais, Piraquara foram os mais citados). Isso evidencia uma comunidade escolar fora do padrão dos demais estabelecimentos de ensino, onde os alunos que ali estudam geralmente moram perto do Colégio. A renda familiar da grande maioria da turma é de 2 a 4 salários mínimos e somente 2 alunos dos entrevistados trabalham (estágio remunerado/menor aprendiz).

    No caso desta turma, os alunos utilizam a internet como fonte de diversão/entretenimento, mas um número significativo (70%) busca informações na TV.

    O número de livros lido por ano também chama a atenção pela pequena quantidade. Perto de 70% dos alunos lê somente de 2 a 5 livros por ano e não vê isso como forma de diversão ou auto conhecimento.

    Outro fato interessante é que a metade da turma é totalmente a favor da política de cotas para negros e índios e a outra parte é totalmente contra, o que sugere um assunto que deve ser tratado em sala durante este ano.

    Apenas alguns alunos responderam sobre assuntos mais particulares de família, o que não permitiu um levantamento mais adequado sobre este tópico.

    Prof. Fernando Vieira

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  11. O levantamento de dados foi realizado no segundo ano B noturno, com 14 alunos.
    Dentre os itens levantados, destacamos que os alunos encontram-se na faixa etária de15 a 22 anos. Sendo 9 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Todos solteiros. Quanto à residência, 8 são de Curitiba e 6 da região metropolitana. A maioria (12) utilizam o ônibus como meio de locomoção para o colégio. Apenas 1 não trabalha.
    Nilton Cezar dos Santos

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  12. Realizei o diagnóstico com a turma do 1ºC Noturno, no qual 15 alunos responderam um questionário proposto pela professora Denise. Dentre muitas informações coletadas, destacam-se:

    * Idade: Variam entre 14 e 18 anos.
    * Cidade onde reside: 87% em Curitiba. 13% Cidades metropolitanas.
    * Meio de transporte utilizado para se deslocar até o colégio: 87% utiliza o ônibus.
    * 60% Trabalham e estudam, 40% apenas estudam.
    * Renda familiar de 1 à 5 salários mínimos: 60%
    * Possui plano de saúde: 80% possui.
    * Horas de estudos em casa: 33% menos de 1 hora, 33% com 1 hora e 20 % 2 horas.
    * Quantidade de livros que lê por ano: Respostas bem diversas de 1 à mais que 30, porém 60% lê de 2 à 10 livros por ano.

    No resultado apresentado, o que me chamou a atenção foi a grande variação na idade escolar desses alunos, isso deve-se ao mal rendimento escolar, demonstrado pela idade incompatível com a série. Outro ponto importante é a maioria dos estudantes, necessitam do ônibus para se deslocarem até o colégio, o que me fez concluir que não se tratam de alunos da comunidade do CEP. Também quero ressaltar, no pouquíssimo tempo que eles utilizam para estudar em casa, demonstrando o desestímulo tão comentado em nosso curso, o que me faz entender aquela incoerência na idade escolar, comentada anteriormente.

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  13. QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO E ÉTNICO-CULTURAL (ESTATÍSTICA)
    PROFESSOR FABRICIO KUPCZIK (EDUCAÇÃO FÍSICA)

    SEXO:
    Masculino: 30
    Feminino: 50

    MUNICÍPIO EM QUE MORA HOJE?
    68,75% moram em Curitiba e 21,25% na Região metropolitana

    ATUALMENTE VOCÊ:
    • Apenas estuda: 79 (99%)
    • Trabalha e estuda: 01 (01%)

    NO SEU DOMICÍLIO HÁ (QUANTOS?)
    • Aparelho de Som: 68
    • Televisão: 79 (TOTAL: 223)
    • DVD: 71
    • Geladeira: 80
    • Freezer independente: 17
    • Máquina de lavar roupa: 79
    • Computador (micro, laptop ou notebook): 80 (TOTAL: 170)
    • Telefone fixo: 67
    • Telefone celular: 80 (TOTAL: 332)
    • TV por assinatura: 53
    • Automóvel: 63
    • Motocicleta: 12
    Como podemos notar todos tem acesso a internet e muitos tem TV por assinatura, seja tipo net ou gatonet. E a quantidade de celulares, a médio de 04 celulares por residência.

    QUAL O GRAU MÁXIMO DE ESCOLARIDADE DO SEU PAI E DA MÃE?
    Pude notar quem as mulheres possuem um grau de escolaridade maior do que os homens. Mas, pelas estatísticas brasileiras, os homens ainda continuam ganhando mais no mercado de trabalho.

    QUANTAS HORAS DE ESTUDO EM CASA VOCÊ SE DEDICA DIARIAMENTE? NÃO CONTE O TEMPO QUE SE ENCONTRA ASSISTINDO AULAS.
    • Menos de 1 hora: 31
    • 01 hora: 30
    • 02 horas: 12
    • 03 horas: 06
    • 04 horas: 01
    • 05 horas ou mais: 00
    Nesse item notamos que os estudantes dedicam poucas horas aos estudos.

    PARA QUAL CURSO VOCÊ PRETENDE PRESTAR VESTIBULAR?
    01) Direito 14 15) Jornalismo 02
    02) Não sei 13 16) Desenho Industrial 01
    03) Arquitetura 09 17) Astronomia 01
    04) Medicina 08 18) Engenharia Ambiental 01
    05) Engenharia Civil 07 19) Engenharia Química 01
    06) Engenharia Mecânica 03 20) Publicidade 01
    07) Psicologia 03 21) Web Design 01
    08) Artes Cênicas 03 22) Fotografia 01
    09) Veterinária 03 23) Policial 01
    10) Nutrição 02 24) Biologia 01
    11) Física 02 25) Design Games 01
    12) Relações Públicas 02 26) Robótica 01
    13) Educação Física 02 27) Nasa 01
    14) Odontologia 02

    COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ TEM ACESSO A ESTES MEIOS DE INFORMAÇÃO?
    (1) DIARIAMENTE
    (2) QUASE DIARIAMENTE
    (3) ÀS VEZES
    (4) RARAMENTE
    (5) NUNCA
    (1) (2) (3) (4) (5)
    JORNAIS 10 09 33 15 13
    REVISTAS 10 10 37 15 08
    TELEVISÃO 60 08 06 01 05
    INTERNET 70 02 06 00 02
    LIVROS 38 15 20 05 02
    RÁDIO 24 17 18 15 06

    QUANTOS LIVROS EM MÉDIA VOCÊ COSTUMA LER POR ANO?
    • Nenhum: 03
    • Um livro: 04
    • 02 a 5 livros: 27
    • 06 a 10 livros: 20
    • 11 a 15 livros: 05
    • 16 a 20 livros: 12
    • 21 a 30 livros: 06
    • Mais do que 30 livros: 03
    A Grande maioria, apenas leituras obrigatórias do colégio.

    QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DOS PROGRAMAS DE COTAS PARA AFRO-DESCENDENTES E INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADES?
    • Eu concordo totalmente: 14
    • Eu concordo em partes: 19
    • Eu discordo em partes: 14
    • Eu discordo totalmente: 19
    • Não tenho uma opinião formada: 14
    • Para mim é indiferente: 00

    QUE PAPEL TEM A POLÍTICA NA SUA VIDA?
    • É muito importante e procuro discutir sobre política com meus conhecidos: 07
    • É importante e eventualmente eu discuto sobre política com meus conhecidos: 31
    • Não me preocupo com política, ou não costumo discutir sobre política: 20
    • Não me interesso, não entendo ou não gosto de política: 22

    QUAL DAS ATIVIDADES ABAIXO OCUPA A MAIOR PARTE DO SEU TEMPO LIVRE?
    01) Internet 52
    02) TV 33
    03) Música 31
    04) Leitura 22
    05) Esportes 19
    06) Religião 09
    07) Cinema 06
    08) Teatro 01
    09) Bares e boates 01
    10) Dança 01
    11) Passear 01
    12) Anime/Manga 01
    13) Vídeo Game 01

    QUAL O MEIO VOCÊ MAIS UTILIZA PARA SE MANTER INFORMADO?
    01) Internet 50
    02) TV 35
    03) Jornal 04
    04) Rádio 09
    05) Revista 05
    06) Outros 02
    07) Nenhum 00

    QUANTOS LIVROS EM MÉDIA VOCÊ COSTUMA LER POR ANO?
    • Nenhum: 03
    • Um livro: 04
    • 02 a 5 livros: 27
    • 06 a 10 livros: 20
    • 11 a 15 livros: 05
    • 16 a 20 livros: 12
    • 21 a 30 livros: 06
    • Mais do que 30 livros: 03

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  14. A pesquisa foi realizada turma do 3º ano B noturno do Colégio Estadual do Paraná.Os estudantes se encontram na faixa de 16 a 19 anos , 77,30% residem nos bairros de Curitiba , 22,70% na regiao metropolitana; 91% depente de transporte público para locomoção; 59% trabalha e estuda e 41% so estuda. O grau de de escolaridade dos pais : Pai fundamental 9% , Médio 9% Sup Incompleto 13,7% Superior incompleto 27,1 ; Especialização 4,5 % Mestrado 4,5% Mãe fundamental 13,6% , Médio 41% Sup Incompleto 13,7% Superior incompleto 13,7 ; Especialização 4,5 % Mestrado 4,5% , Um dado que me chamou atenção que 13,7% desconhece o grau de escolaridade dos pais . 68,2 % estudam menos que uma hora por dia , 65% dos alunos sabem para que curso vao prestas vestibular .30% vao a teatro pelo menos uma vez por mes . 68, vai no cinema pelo menos uma vez ao mês .

    Prof Enzo Matemática

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  15. Levantamento de dados referentes ao 1º ano N (tarde).
    Com 28 alunos presentes foi possível obter os seguintes dados:
    1. Idade entre 14 e 16 anos.
    2. Moradia: 15 moram em Curitiba e os demais na RMC.
    3. 95% usam transporte coletivo público para chegar no CEP.
    4. 100% mora com os pais.
    5. Apenas 1 trabalha fora.
    6. 10 fazem cursos de língua estrangeira.
    7. 8 fazem cursos diversos.
    8. 12 praticam atividades físicas/esportivas fora do CEP.
    9. 18 tem o costume de ler livros diariamente.
    10.12 estudam com frequência em casa.
    11. 100% gostam de estudar no CEP.
    12. 100% usam a internet diariamente.

    Profº Elói R. de Oliveira

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