segunda-feira, 30 de junho de 2014

REFLEXÃO E AÇÃO: CADERNO I - TÓPICO 3

Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. 
Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. 
Discutam e registrem, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. 
Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.

11 comentários:

  1. Para que ocorra a formação humana integral, entendemos que o estudante ao terminar o ensino médio tenha uma formação crítica, politizado, e esteja apto a se integrar à sociedade, e conscientes da necessidade de preservação ambiental, respeitando as diversidades dos seus pares.
    Os nossos estudantes devem estar preparados para encarar os mais diversos processos seletivos para o ingresso no ensino superior ou para a continuidade de seus estudos nos cursos técnicos.
    Para os estudantes que não desejam continuar seus estudos, os mesmo devem estar aptos para a compreensão de leis, manuais, textos informativos, ter pró-atividade para encarar o mercado de trabalho.

    Denise Adriane Regis - Matemática
    Enzo Aparecido de Souza - Matemática

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    1. Professores Denise e Enzo
      Fazer essa formação é um desafio, não é mesmo?
      Trabalho e continuidade dos estudos são exigências na vida moderna... e o jovem precisa tomar consciência disso.
      Nesse processo, nosso papel de profissionais é fundamental, aliado ao papel da família.

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  2. Arlete Dolny/Eloi Reni de Oliveira2 de agosto de 2014 às 11:57

    A formação integral do estudante,segundo as DCNEM, tem como metas, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo (base para a organização e desenvolvimento curricular) , a pesquisa como fundamento pedagógico (para que os conhecimentos sejam socializados de modo a promover a elevação do nível geral de educação da população) e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura (o trabalho é conceituado, na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência).
    A formação humana integral implica em possibilitar as condições para que o estudante possa ter acesso ao conhecimento universalizado compatível com a sua realidade cultural.
    O ensino deve ser direcionado para a formação do indivíduo como cidadão engajado e apto na transformação do meio social em que está inserido, bem como buscar interação com todos os aspectos da sociedade, sendo capaz fazer uma leitura do mundo de forma crítica e transformadora.

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    1. O trabalho com o conhecimento compatível com a realidade cultural do jovem parece ser um grande desafio no quesito "despertar interesse".
      Concretizando isso, a compreensão de mundo se dará realmente de modo crítico e a ação humana será transformadora.
      Nosso curso do Pacto tem esse cunho em relação ao Ensino Médio.

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  3. Pensar a formação humana integral pode gerar inúmeras hipóteses de quem é esse ser humano e do que é ser integral. Com os subsídios teóricos oferecidos nos textos para discussão optamos por discutir em separado os conceitos de Trabalho que aparece como princípio educativo, a Pesquisa como fundamento pedagógico e posteriormente a integração entre o que se compreende como Educação e as dimensões de Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura. Em primeiro lugar para refletir sobre o Trabalho como princípio educativo, nos apropriamos do conceito de Trabalho em Física que pressupõe a aplicação de uma determinada Força para a transformação da Energia. A partir dessa leitura conceitual, nos deparamos com a necessidade de qualquer sujeito trabalhar individualmente para que essa transformação de informação, de práticas, de exercícios, reflexões, em novos conceitos, saberes, ações efetivas. Portanto, é inerente a intencionalidade nesse processo que pode ser extendido a qualquer atividade humana transformadora de suas condições. As atividades em grupo, coletivas podem auxiliar nesse processo pois compõe com novas organizações energéticas e possibilita a estabilização ou desestabilização do conjunto. O olhar e a compreensão de nossos agentes da educação como um todo assim como o de nossos educandos em função dessa potencialidade da ação intencional no Mundo pode promover um melhor ambiente de educação, levando ao segundo tópico de discussão que é a Pesquisa como fundamento pedagógico.
    Compreender a pesquisa como construção do conhecimento, no qual o sujeito pode estar inserido no seu próprio momento pessoal, mas que precisa aprender a sistematizar o conhecimento, levantar dados (conhecimento já sistematizado), gerar hipóteses, testá-las, gerar um novo conhecimento. Essa forma de fundamentar a ação pedagógica, pressupõe uma visão mais ampla do processo de construção do conhecer, considerando as individualidades e as idiossincrasias dos grupos e sujeitos, sendo mais real em seu tempo-espaço de significação. Nesse processo a pesquisa aparece como uma maneira de compreender o conhecimento (e qualquer forma de conhecimento), pois já é possível verificar que esse fundamento pode ser mais democrático, pois evidencia a teia da construção do conhecimento e não sua setorização. Com tais fundamentos teóricos, novamente se questiona que sujeito é esse ao qual pretendo promover uma educação humana integral e democratizar efetivamente o processo educativo. Para isso nos deparamos com os novos desafios para o EM, perpassando por políticas públicas, compromisso dos Estados com estrutura e investimentos e no âmbito escolar, podemos nos valer do PPP como um documento que possa respaldar nossas ações refletindo nossas incoerências para podermos transcendê-las.

    Cristine Christofis de Amorim e Daniele Franco (Arte)

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    1. Eis uma reflexão com enorme riqueza conceitual que nos desafia a compreender o fenômeno educativa ao qual estamos inseridos.
      Trabalho e Pesquisa realmente são elementos chaves para a condução de nossas práticas pedagógicas.
      É inegável que discutir um, é discutir outro, aliando-os às questões estruturais, econômicas e políticas.
      Vocês mencionam o PPP como documento orientador das ações... e com certeza quando este é forte, possibilita que ultrapassemos os limites das incoerências e façamos a promoção da Educação que integra e realmente forma.

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  4. É necessário que haja uma discussão por parte de todos os componentes da escola sobre a formação integral do educando (a) e sobre o trabalho como principio educativo,também a pesquisa e a integração entre ciência, tecnologia e cultura. Após o debate é importante que que haja um diagnóstico sobre as reais condições do ambiente escolar e que a escola possa ser mais tecnológica e adequada as realidades da mundo contemporãneo com uma maior integração entre a ciência e tecnologia, também o trabalho como principio educativo. ( Niltion Cezar dos Santos - pedagogo- Daniel José Gonçalves Pinto - Geografia )

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    1. O trabalho coletivo é uma das matrizes do nosso trabalho docente. Sem jamais esquecer que a parte de cada um é importante.
      Partir de diagnósticos e compreensões claras da realidade é um passo importante pata concretizar uma prática verdadeiramente educativa.
      Lembremos que nossa discussão sobre "conhecer para formar" não deve ser colocado em segundo plano para realmente buscarmos novos rumos e novos caminhos ao ensino.

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  5. Bárbara/ fernando/Mônica5 de agosto de 2014 às 17:02

    ópico 3 e 4

    Para que o ensino médio atue de modo a visar a formação humana integral, é necessário que considere-se os seguintes princípios e fundamentos:
    A reconstrução do currículo do ensino médio entendendo que esta transformação deve ser efetiva e que os seus envolvidos o façam com coragem para que este processo se consolide  em uma educação igualitária. Restringindo-se a unilateralidade  e preservando o desenvolvimento  humano em todas as suas potencialidades , visando a formação científica, tecnológica, humanística, política, estética.
    Para esta travessia, palavra citada com ênfase no texto, mais do que estar refletindo e enumerando perspectivas, torna-se imprescindível a atuação dos órgãos competentes no que diz respeito aos índices de evasão do ensino médio e os seus agravantes fracassos.
    Entre as necessidades prementes, tem-se a formação continuada dos professores, gestores e atuantes da educação.  Desde sua competência técnica, compromisso ético e seu pertencimento como educadores.
    Isto posto, mais do que traçar estes princípios é de grande significado como preceito básico da antropologia , citado no caderno dois dos documentos do pacto para o ensino  é que:….”se queremos compreender, é necessário conhecer”. Diante deste entendimento torna se primordial para o fortalecimento deste processo saber quais  juventudes estamos trabalhando.

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  6. Alcançar a universalização do Ensino Médio é uma tarefa que requer muito esforço e conhecimento do atual modelo que este se apresenta, não só por parte das escolas, mas também dos órgãos responsáveis pela destinação dos recursos, manutenção e organização do sistema escolar. A universalização passa pela superação de alguns obstáculos que ainda geram desigualdade. É o caso da evasão escolar. Combate-la exige que saibamos por quais motivos ela ocorre, e atualmente, nota-se o desinteresse pela forma que, na maioria das vezes, apresentamos os conteúdos em sala de aula. A utilização de recursos de multimídia pode ajudar a minimizar este
    problema, para isto, há uma alguns desafios a serem superados, por parte do
    estado cabe fornecer os equipamentos e manutenções necessárias, cursos e capacitações e por parte dos educadores, muita dedicação e criatividade para trabalhar com estes recuros em sala de aula.

    Professores Albano e Cleiton. Física.

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  7. Em nossos estudos do Pacto, precisamos com a máxima urgência, uma mudança radical nos modelos atuais do Ensino Médio. Ele deve ser atrativo e modernizado, para que os estudantes sintam-se estimulados a estudar, desejando e sonhando com um futuro promissor em suas vidas, evitando assim tanta evasão escolar.
    Além das condições sociais, para que os alunos não precisem largar os estudos para ajudar em casa. Poderiam estudar um período e no outro exercer alguma profissão.
    As condições devem ser melhoradas tanto na estrutura do currículo como na estrutura física das instituições de ensino, bem como na modernização das maneiras de se ministrarem as aulas, as mídias, além de um estímulo maior ao professor e funcionários, pois é no todo que todos sairão ganhando.

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